terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Valorizar-se.

Poderia começar este texto afirmando que todo mundo sente todos os sentimentos. Mas melhor dizer que todas as pessoas são capazes de sentir, ainda que nem todas se permitam entrar em contato consigo mesmas e portanto estas vivam dissociadas de seus sentimentos!Dai ja da pra perceber que sentir não é, definitivamente uma vivencia. Muda em intensidade, frequencia profundidade e consciencia. Sobretudo a atitude a partir de cada sentimento depende da maturidade e do emocional de cada um. Porque, no final das contas não é o que você sente que determina quem você é mas o que você faz por causa do que sente! Tem gente que leva um fora e se mata, literalmente.

Mas tem gente que cresce, aprende a se valorizar mais e se torna mais forte para a proxima relação. A diferença não é que para a primeira foi muito dificil passar por isso e pra segunda foi facil. Para as duas certamente foi difiicil. Alias pra todo mundo é doloroso se sentir rejeitado. A diferença é que a primeira conseguiu enxergar apenas uma saida a fuga de si mesma, e a segunda encontrou outras maneiras de lidar com sua dor.

Tem gente que sente ciúme e arma uma baita confusão da vexame, ofende, agride e perde a razão. Mas tem gente que, apesar de tambem sofrer por causa deste sentimento, consegue elaborar a situação e compreende que é possivel resolve de maneira mais criativa conversando, expondo seu ponto de vista, impondo seus limites, por exemplo.
 Tem gente que é traido e entra em profunda depressão, tem até quem mate o traidor, tem quem destroi a si mesmo, ou se fecha para a possibilidade de amar novamente que nunca mais consegue ser exposto com seus desejos. Mas tem gente que percebe que o outro não agiu dignamente e não conseguiu exercer a lealdade e descobre que cada um é responsavel por suas próprias escolhas. As pessoas são diferentes!

Tem gente que sente tristeza ou solidão e se lamenta que se torna pesada, cansativa, negativa, repelente. Fica patinando em sua propria dor e não para pra avaliar qual a melhor atitude. Mas tem gente que busca ajuda, procura ver o lado bom da vida e investe em seu amadurecimento de modo que se torna maior que a tristeza que lhe faz derrapar. Mas sabe tem ainda um outro tipo de gente. É aquela que sente tudo isso entre outros sentimentos e simplesmente finge que não sente, ou porque realmente tem uma determinação e decide exibir, negando suas emoções ou porque nem se da conta do que esta sentindo. Simplesmente desconecta, não pensa no assunto. Esta tão distante de sua vida que atropela a si mesmo.

 E por isso mesmo mais cedo ou mais tarde, uma avalanche de sentimentos vira a tona de alguma forma! Existe (felizmente!) uma forma de transcender nossas proprias limitações  que tanto nos distanciam de quem realmente somos e daquilo que realmente desejamos viver no amor. O que sentem mas para todos nos, porque ninguem tem todas as respostas. Estamos sempre em processo sempre! E estamos a recaídas e enganos, o que nos coloca na posição de "eternos aprendizes". Isso significa que todo mundo que esta vivo, inevitavelmente esta exposto aos sentimentos dificeis: de abandono, ciúme,saudade, tristeza, desespero, sensação ,insegurança, ansiedade, solidão, assim como tambem esta sujeito as maravilhosas surpresas da vida, a possibilidade de superar os momentos mais dolorosos e a experimentar coisas novas da vida.

Por isso admitir que você possa estar enganado na forma com que vem agindo por causa do que sente (ou do que não tem se permitido sentir), é uma otima demonstração de inteligencia emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário